Prémios

    Os prémios talvez mais conhecidos para as pessoas são os prémios do festival de Circo de Monte Carlo (no Mónaco). Estes prémios costumam ser entregues por Alberto do Mónaco ( príncipe do Mónaco, chefe da Casa de Grimaldi e actual governante do Mónaco), por Charlene Wittstock (noiva do príncipe Alberto do Mónaco) e pela Stéphanie do Mónaco (irmã de Alberto do Mónaco).

    Na foto em baixo vê-se o príncipe do Mónaco acompanhado pela sua irmã e pela sua sobrinha no 35º Festival de Circo de Monte Carlo.

 

festival-cirque-montecarlo-2011.jpg

    Recentemente ocorreu o 35º Festival do Circo de Monte Carlo. Os artistas melhor qualificados no festival recebiam um palhaço de bronze ou prata ou ouro.

    Alguns do artistas que participaram neste 35º festival foram: Flávio Togni que veio da Itália, apresentou um número com elefantes, tigres, cavalos e camelos; Bello Nock que veio dos EUA, é palhaço e apresentou um número com trampolim, bungee jump, com uma roda gigante e folclore com vacas; outro artista foi Andrey Romanosvki da Rússia; Weisheit da Alemanha (corda bamba);  Fogo Paris (barras paralelas e saltos, 40 pessoas) - França; Vorobiev que actuaram com 10 acrobatas e vieram da Rússia; Pavel Roujilo (malabarista) - Rússia; Irmãos Royal (corda bamba) - Itália; Super Silva (trapezista) - Brasil; Anton e Victor Franke (palhaços) - Rússia; Flag (lâmpadas em equilíbrio) - China. O Júri foi formado pela Princesa Stephanie de Mónaco, por Tadashi Kinoshita (Japão), director do Circo Kinoshita, pelo o Sr. Henk van der Meijden (Holanda), director do Circo Stardust International, por Mack Roland (Alemanha), director do Parque Europa, Martin Lacey Senior (Inglaterra), do Grande Circo British, por Yigang YU (China), Director do do Mundo de Xangai e por Valentina Savina (Rússia), da Escola de Circo de Moscovo.
    Os vencedores do 35º Festival do Circo de Monte Carlo foram: Flavio Togni que recebeu o palhaço de ouro, Bello Nock que também recebeu o palhaço de ouro, a trupe Circus de Dalian adquiriu o palhaço de prata , Valérie Inertie também recebeu o palhaço de prata e o palhaço de bronze foi para os Royal, Alma, Roman Kapersky e para a trupe Kubaev.

    Nas fotos em baixo observa-se Flávio Togni (1ª fotografia) e Bello Nock (2ª foto)

                  

    A família Chen já ganhou alguns dos mais prestigiosos troféus do mundo do Circo, como: o Palhaço de Ouro do Mónaco e a Medalha de Ouro em Paris. Este palhaço foi ganho pelos Chen Brothers que era constituído por Augusto Lourador e Michel Chen. Estes foram os primeiros e únicos portugueses a ganhar este prémio até à data. Este troféu foi-lhes entregue pelo Príncipe Rainer III do Mónaco (já falecido), no 13º Festival Internacional do Circo de Monte Carlo, em 1988. Augusto Lourador começou a trabalhar no circo com 4 anos, tendo ganho a sua primeira Medalha de Ouro em Paris, com apenas 5 anos.