Artes circenses

Artes circenses que vamos abordar:

Acrobatas

Atirador de facas

Contorcionistas

Domadores de animais

Equilibristas

Globistas

Ilusionistas/Mágicos (arte circense que pode ser observada no tópico da magia e ilusionismo) 

Malabaristas

Palhaços

Pirofagistas

Trapezistas

 

 Contorcionistas                                                                         

    A pessoa que pratica o contorcionismo é o/a contorcionista. 

    O contorcionismo é uma forma de acrobacia que envolve flexões e contorções no corpo humano.

    O contorcionismo é considerado uma arte circense.

                                                                                

   A prática desta arte é principalmente desenvolvida em espectáculos do circo.

    Esta arte baseia-se na capacidade de dobrar as articulações de modo invulgar e é conhecida em todo o mundo desde a antiguidade e tem vindo a ser cada vez mais admirada.

    Antigamente o contorcionismo era constantemente encontrado em ilustrações e esculturas no Egipto, na Grécia e na Roma, por isso, esta arte já advêm desde o começo destas civilizações.

    O circo romano deu um enorme contributo a esta arte e foi um dos seus maiores impulsionadores.    

    Os Hindus faziam contorções no seu corpo porque queriam obter benefícios corporais e espirituais. Na Mongólia, as contorcionistas têm uma posição privilegiada na sociedade.

    Quando o contorcionismo se começou a conhecer era visto como algo estranho e as pessoas que praticavam essa arte eram comparadas a animais. Actualmente, as pessoas já não têm essas ideias, pois, vêem aquilo que os/as contorcionistas fazem com respeito e admiração.

    No circo, vêem-se tanto homens contorcionistas como mulheres contorcionistas.

    O objectivo desta arte é mostrar a flexibilidade do corpo humano.

    O contorcionismo foi identificado pelos médicos no século XIX como sendo um síndrome de Ehlers-Danlos que é causado por uma frouxidão dos ligamentos que é atribuída à genética da pessoa.

    Um estudo da Universidade Hertfordshire (na Inglaterra) indica que a flexibilidade dos contorcionistas está ligada às suas genéticas. As crianças começam a desenvolver a flexibilidade desde os 7 anos e podem atingir um óptimo desempenho. Depois dos treze anos é um pouco mais difícil conseguir um resultado satisfatório.

    Estes artistas têm duas características principais que são: a criatividade e a fluidez.

    Para estes artistas acrobatas os limites do corpo existem para serem superados e as posições que parecem ser impossíveis são as mais desejadas.

    A contorção tem duas categorias que são as contorções frontais e caudais e estas dependem da maneira como o artista realiza a actuação. As contorções frontais são exercícios que os artistas realizam dobrando o tronco sobre as pernas estendidas, ou mesmo colocando as duas pernas atrás do pescoço, enquanto que, as contorções caudais são actos em que o contorcionista coloca os pés na cabeça, fazendo extensões do tronco e da anca.

    Muitos contorcionistas conseguem-se contorcer e colocarem-se dentro de caixas de diferentes tamanhos.

 

    A Internet fez com que muitas pessoas começassem a testar a sua flexibilidade e a relatarem as suas experiências sobre esta arte circense e a Internet permitirá que esta arte perdure no futuro.

    O maior contorcionista do mundo é Daniel Browning Smith (americano), conhecido como Rubberboy. Daniel pode deslocar e girar num ângulo de 360º os dois braços, pode girar a coluna num ângulo de 180º, consegue colocar as duas pernas atrás da cabeça (sem ajuda), consegue mover a coluna para trás e para a frente chegando a um ponto onde consegue beijar as próprias nádegas e também é capaz de ficar dentro de uma caixa mais ou menos de tamanho de um monitor do computador.

    As imagens que se seguem são do Daniel Smith

                                              

          

 

Trapezistas

    Os trapezistas são artistas de circo que realizam acrobacias e equilíbrios no trapézio.

    Os números no trapézio causam várias sensações nas pessoas, desde alegria ao medo e o público que está a assistir fica muitas vezes com vontade de experimentar a sensação de voar.

    O trapezismo tem-se vindo a desenvolver cada vez mais ao longo dos anos.

    Os trapezistas praticam a sua arte em trapézios, lenços, arcos, entre outras coisas.

    Existem vários tipos de trapézios, que são: o trapézio fixo, o trapézio sincronizado, o trapézio voador, o trapézio washington, a dança trapézica, o trapézio duplo, solo e triplo e o trapézio múltiplo, entre outros tipos de trapézio.

    O trapézio fixo permite que um ou dois acrobatas possam realizar acrobacias e equilíbrios juntos, por vezes com o trapézio e às vezes durante o voo.

    Existem também um modo de trapézio fixo chamado de "anel" que é um anel em forma de trapézio em que o/a artista (principalmente mulheres) realizam as suas acrobacias.

    As pessoas sempre consideraram o trapezismo como algo espectacular e emocionante devido ao perigo dos exercícios e que são feitos tendo uma rede por baixo.

    Os trapezistas balançam-se através de um trapézio de uma extermidade da pista para outro trapézio ou para os braços (ou pernas) de um companheiro que esteja noutro trapézio à sua espera, estando este na outra extermidade da pista. A distância normal entre os dois trapézios é de 13 metros. Entre um e outro trapézio os acrobatas podem fazer cambalhotas, acrobacias e piruetas.

    Os países que têm vindo a dominar o trapezismo são a Coreia (tanto do Sul como do Norte) e a Rússia.

 

 Palhaço

Palhaço (termo possivelmente derivado do italiano omino di paglia, ou "homem de palha") é o artista que, em espectáculos circenses ou em outros, se veste de maneira caricata e faz brincadeira, momices, graça e gestos, às vezes combinados com malabarismos, para divertir o público.

Embora vinculado imediatamente aos circos, o palhaço pode actuar também em espectáculos abertos, em teatro, em programas de televisão. É, pois, o personagem que tem a tarefa de entreter o público durante e, com frequência, entre as apresentações, especialmente no circo. É geralmente vestido de um jeito engraçado, com trajes desproporcionados e multicoloridos, com aplicações de pinturas (maquilhagens) especiais e acessórios característicos. Entretanto, há também o palhaço mais dramático, melancólico, ou romântico (por exemplo, alguns palhaços já têm aplicada uma lágrima em seu rosto e roupas relativamente simples), além do que há as versões contrárias (símbolo do "mal", em contraste com o "bem"), casos estes em filmes ou em literatura de horror, pavor ou terror.

 

Origem

O nome palhaço, como foi dito, vem de pagliaccio (omino di paglia, ou "homem de palha"). Isso remonta à pessoa humilde do campo que chega à cidade grande e, muitas vezes, não consegue emprego. Logo, pois, fica sem condições de se manter. Passa a viver na rua, às vezes embriaga-se com cerveja, cuja espuma fica ao redor da boca (é a maquilhagem branca), e, de tanto tropeçar nas próprias pernas e cair com o nariz no chão, acaba ficando com o nariz vermelho (é o nariz vermelho, característico da assunção da figura de palhaço). Por não ter dinheiro para comprar roupas, ganha suas roupas de outros, mas estas não lhe servem: por isso, tem uma calça mais curta ou mais larga ou então um sapato muito grande, ou então um casaco grande demais, peças descombinadas e desproporcionadas entre si.

O palhaço só aparece numa relação com outra pessoa. Sua principal função é a graça, tanto no sentido de engraçado como no sentido de gracioso. Ele acaba por ser engraçado pelo facto de revelar o ridículo que todo humano carrega consigo, assim como a capacidade que todos têm de errar e de perder a qualquer momento. Embora existam palhaços que usam muita maquilhagem, eles são a essência da representação do humano, e, por isso, devem moderá-la para que apareça a pessoa por trás do nariz. O corpo e o olhar são os principais instrumentos de relação do palhaço com seu público.

 

Palhaços famosos

Arrelia            

Waldemar Seyssel, mais conhecido como Arrelia, foi um actor, humorista e palhaço brasileiro. O famoso palhaço Arrelia, veio de uma família que se confunde com a história do circo no Brasil. Ele começou a actuar no circo chileno de seu tio, irmão de sua mãe.

Bozo

O palhaço Bozo é um personagem criado nos EUA em 1946 por Alan Livingston, que fez muito sucesso em vários países do mundo.

Em 1949, Bozo começa sua carreira na televisão. Larry Harmon, que foi um dos primeiros a interpretar o palhaço na TV.

Charlie Chaplin

Charles Spencer Chaplin, mais conhecido como Charlie Chaplin (Londres, 16 de Abril de 1889 a 25 de Dezembro de 1977), foi um actor, director, produtor, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, famoso pelo uso de mímica e da comédia pastelão.

 

 

Globistas

    Os globistas são pessoas (normalmente homens) que andam de mota ou de bicicletas dentro do globo da morte.

    Os circos têm vindo a inovar, a descobrir e a apostar em novas artes, em novos talentos, para que o público não perca o interesse pelo espectáculo. Actualmente, os circos têm vindo a apostar nos globistas, que se têm vindo a tornar grandes atracções.

    

    Os números feitos pelos globistas são muito perigosos, pois, se forem mal executados podem levar à morte dos praticantes, requerem muita perícia e muito trabalho e os praticantes necessitam de ter muita coragem.

    Muitos praticantes do globo da morte iniciam a sua carreira com bicicletas dentro do globo, rodando em horizontal até que se acostumem, porque no início ficam tontos e só depois é que utilizam as motos.

    O Globo da Morte é uma espécie de jaula em forma de esfera de aço onde alguns motoqueiros (geralmente quatro ou cinco) andam com as motos dentro do Globo. Este número é muito usado em circos.

    Este Globo pode-se encontrar no centro da arena do circo ou a um canto da arena.

    Os praticantes desta arte fazem manobras muito arriscadas que prendem a atenção dos espectadores.

    Este número perigoso envolve cálculos muito meticulosos que precisam de ser praticados em fracção de segundos. A única forma dos globistas comunicarem dentro do globo é através do olhar.

    Estes artistas antes de ligarem as motos reconhecem o risco da apresentação, qualquer descuido pode ser fatal.

    O público muitas vezes pensa que o globo é grande, mas quem entra lá dentro, tendo mais dois ou três companheiros, já não acha o mesmo. Estes globistas conduzem com as motas a várias velocidades mas a mais frequente é aos 40 km/hora.

    O Globo da Morte surgiu em 1904 nos Estados Unidos da América.

    O globista mais idoso em actividade chama-se Cláudio Azevedo Rodrigues é brasileiro, tem 67 anos e entrou para o livro do Guiness como sendo o Globista mais velho do mundo em actividade. Cláudio pratica este número há 40 anos e faz as suas apresentações com os filhos. Os seus espectáculos são feitos dentro de um globo pequeno, com apenas quatro metros e 50 centímetros, e participam neste glogo três motos e duas bicicletas. Este artista conduz a moto a uma velocidade de cerca de 60 km/hora.

Globista mais idoso em atividade

 

 Domadores de animais

 

Há uma grande controvérsia sobre o uso de animais em circos, havendo duas correntes de pensamento, com prós e contras.

Segundo a corrente de pessoas que são contra o uso de animais em circo, o seu uso tem sido gradativamente abandonado, uma vez que os animais por vezes sofriam maus-tratos (tais como dentes precariamente serrados, jaulas minúsculas, estresse etc.) e, além disso, eram frequentemente abandonados, já que a manutenção de grandes animais, como tigres e elefantes demanda muito dinheiro. Poderão ainda ocorrer inúmeros casos de acidentes, principalmente envolvendo animais selvagens, nos quais as pessoas saem feridas ou até mesmo mortas, como por exemplo o caso de uma garota chinesa, atacada por um tigre.

 

Por outro lado existem inúmeros circos que possuem infra-estrutura e recursos para manterem os seus animais, com auxílio de biólogos e veterinários contratados para garantir o bem-estar dos animais. A maioria deles com documentação do Ibama. Existindo assim, casos raros de acidentes envolvendo animais selvagens, nos quais pessoas saem feridas ou até mesmo mortas.

Actualmente é proibido o uso de animais em alguns circos, mas na maioria ainda é permitida a sua exibição, tendo em vista que não há uma legislação federal que regule a matéria. Empresários circenses, artistas, produtores culturais e alguns estudiosos lutam para que seja aprovada uma legislação federal que regulamente o uso de animais em circos.

 

 

 Pirofagismo 

Os pirofagistas, normalmente, são chamados de "comedores de fogo" para as pessoas que, de uma maneira artística, deitam fogo pela boca. É um artista, geralmente de circo.

Os comedores de fogo bebem um líquido inflamável e depois cospem para uma tocha acesa, a chama geralmente é segurada à distância de um braço e o líquido inflamável deve ser esguichado ambos espalhados, produzindo uma explosão espectacular. Às vezes, pequenos fragmentos são acesos no interior da boca, o que é muito impressionante, mas os comedores de fogo devem ser cuidadosamente limpos após o lançamento do fogo e, acima de tudo, ter cuidado para não engolir o líquido, pois ele pode produzir consequências muito sérias.

 

Há também comedores de fogo que, como os faquires ou alguns mágicos, fazem uma manipulação do fogo e tochas acesas passando pelos braços ou partes do corpo. Este tipo de atracções visuais são muito impressionantes, especialmente nas procissões, desfiles ou ao ar livre shows à noite. Sendo apreciado por audiências, o acto de cuspir fogo geralmente é feito em um clima dramático. 

              

 

 Equilibristas

  Artistas ou atletas que se exibem em cordas ou arame, em cavalo, em bicicleta ou noutras situações, por vezes em estranhos equilíbrios de objectos diversos, especialmente treinados para o caso e que se mantêm em posições difíceis, seja sobre as mãos, cabeça ou pés, seja sobre aparelhos, varas, etc., que o acrobata - base sustenta em equilíbrio e em cuja extremidade superior o seu parceiro, chamado «volante», também se equilibra.

É um termo geral para uma variedade de artes circenses que envolvem equilíbrio ou manter o equilíbrio. Formação em equilibrismo pode ficar muito extensa, uma vez que estas artes executam a gama de malabarismos para manter as pessoas no ar com os pés enquanto estão deitados em decúbito ventral.
Alguns exemplos bem conhecidos de equilibrismo incluem malabares, girando o bastão, montando monociclo, andas, andando na corda bamba, e algumas acrobacias. Esta disciplina abrange uma série de técnicas, com ou sem adereços, e performances de equilibrismo também pode envolver equipes de intérpretes treinados. Muitos espectáculos de equilibrismo são bastante surpreendentes para assistir, por exemplo, algumas pessoas são capazes de manipular os itens muito grandes com os pés e as pernas levantadas a partir de uma posição supina, realizando truques como canoas girando em curso de execução.

 

Porque equilibrismo consiste em manter o equilíbrio em situações difíceis, que muitas vezes parece muito impressionante. Muitos circos usam equilibrismo em performances, em desfiles promocionais e fora de suas instalações para atrair pessoas, como o aparecimento de muitos actos equilibrismo é apelativa e atraente. Esses artistas também são por vezes envolvidos em promoções para casas nocturnas e eventos diversos, mantendo os hóspedes entretidos e interessados.

 

 Acrobatas

Artista treinado em equilibrismo e ginástica que dança na corda, que faz exercidos de agilidade e força.

Os acrobatas poderão ser Icários ou Voadores, sendo estes, os que saltam de um para outro trapézio com estes em movimentos combinados. Como estes exercícios costumam executar-se a grandes alturas os saltos dão ilusão de verdadeiros voos.HistóriaTeve origem no ano de 1500D.C., refere as bases dos seus fundamentos aos espectáculos da Antiga Grécia. "Akrobatos", palavra que define Acrobata, exprime-se na sua forma mais simples por "Akros", ou seja, aquele que dançava e fazia jogos de equilíbrio nas mãos e nos pés. O que é? A ginástica acrobática é um desporto relativamente recente, em que se realizam séries coreográficas acompanhadas de música, em pares ou em grupo.

Há dois elementos principais na acrobacia desportiva. Eles são: o equilíbrio e o tempo, e os acrobatas executam esses elementos – juntamente com a coreografia (musical), acrobacias e elementos de ginástica - em uma área de piso elástico, que pode ser de 12 m x 12 m. O equilíbrio é exactamente o que a palavra significa. Uma pessoa - conhecida como a base - assume uma posição (pode ser qualquer posição ou uma na qual ela é segura pelas outras) e outra pessoa - conhecida como o volante - mantém uma posição de equilíbrio sobre a base. Essa posição de equilíbrio pode ser uma posição de parada, sobre os ombros da base até uma parada de uma mão, sobre o braço da base. Esse tipo de movimento exige um alto grau de controlo, estabilidade e força muscular de ambos os executantes. Além disso, o volante deve confiar na sua base. Os acrobatas considerados mais habilidosos têm a oportunidade de executar uma rotina combinada – uma mistura de equilíbrio e tempo – por exemplo, para mostrar quem é o melhor competidor.

 

 

Malabarismo

Malabarismo é a arte de manipular objectos com destreza. Embora existam muitos tipos de malabarismo, ele geralmente consiste em manter objectos no ar, lançando e executando manobras e truques. Também existem malabarismos onde só se manipulam objectos em contacto com o corpo. Os malabares de lançamentos mais comuns são com bolinhas, que normalmente são apresentadas em 3, entretanto podem ser executados com pinos de boliche, pedaços de madeiras e objectos com fogo. Um outro aparelho é a Clave de malabares, que possibilita a execução com outros aparelhos como facas e tochas que são muito utilizados em apresentações. As argolas para malabarismo também são um dos utensílios mais utilizados para a prática.

O malabarismo estimula a confiança, a persistência, a concentração, a auto confiança e é muito divertido e relaxante! O malabarismo está a ser difundido mundialmente e é respeitado como arte e passatempo. Podes praticar simplesmente por diversão e é um bom exercício de relaxamento que também trabalha a mente, a atenção física e mental, a coordenação, os reflexos, o campo de visão e o auto controlo. Muitos jogadores de ténis aprendem malabarismo para melhorar a visão e os reflexos.

A origem do malabarismo é incerta, mas há registos que indicam ser uma arte praticada desde a antiguidade. Os Malabaristas divertem inúmeras pessoas por todo o mundo há milhares de anos. No antigo Egipto e na Roma antiga, o malabarismo estava ligado á religião. Na Tumba de Beni Hasson, datada de cerca de 1900 a.C. existe uma pintura de um grupo de mulheres a fazer malabarismo com bolas.

O recorde de bolinhas, lançadas em cascata, foram 13. O feito foi realizado por Peter Bone no dia 7 de Novembro de 2005.

             
 

 


Atirador de facas

 

Atirador de facas é uma arte, um desporto, habilidade de combate ou uma técnica de animação variada, envolvendo um artista hábil nessa arte, uma arma de arremesso e um alvo. Apesar de ter sido popularizada nos Estados Unidos no século 19 por viajar actos como o Barnum & Bailey Circus, a história da faca de arremesso marca datas muito mais para trás. A arte de atirar facas foi usada pela primeira vez nas artes marciais e na caça. Para ser bem sucedido nesta arte é necessário ter em conta a precisão, distancia, número de rotações e a colocação de todo o corpo.