Magia e Ilusionismo

Uma das actividades circenses que nós nos propunhamos a desenvolver era a magia/ilusionismo (mas neste power point vão ver que a magia/ilusionismo afinal não é considerada uma arte circense). Neste power point vão encontrar a definição de magia; a origem e a história da magia; tipos de magia; os mágicos/ilusionistas famosos da actualidade; a definição de ilusionismo; a história do ilusionismo e os tipos de ilusão.

Esperemos que gostem e que no fim deixem um comentário!

(Se foram ao nosso espectáculo de magia não se esqueçam de ver as fotografias e deixarem um comentário)

 

Magia e Ilusionismo.ppt (2,4 MB)

 

 

Diferença entre a magia e bruxaria

 

Mago é quem pratica magia. Bruxo é quem pratica bruxaria. Pode parecer simples, e óbvia a diferença, e é mesmo. A Magia tem diversos ramos de estudo, e a bruxaria é apenas uma delas. A bruxaria é uma forma específica de magia que utiliza elementos da natureza. Uma pessoa pode ser mago e não ser bruxo; pode trabalhar com a magia sem estar ligado à bruxaria.  

O foco do mago é a própria magia. Ele lida com ela o tempo todo. Estuda correspondências, astronomia, tabelas, transfigurações, hermetismo, espíritos, cabala, cálculos diversos, necromancia e tudo o que estiver relacionado à magia mais… científica.   Muitas vezes o bruxo lida somente com seus objectos de prática no dia-a-dia, como o modo de cultivo e preparo de ervas, rituais para a lua e o sol, coisas do tipo.

MAGO
Simplesmente, é aquele que faz magia. Geralmente os Magos são conhecedores das forças da natureza e do pensamento, lidam com essas forças em benefícios próprio e de seu semelhante. É como se fosse um Bruxo, só que geralmente são bonzinhos e detentores de uma grande sabedoria oculta, (ocultismo / esoterismo).

 

BRUXO      
Bruxo não é mais do que aquele que pratica bruxaria. Bruxaria é sinónima de Magia Negra (acto de usar as forças da natureza para influenciar negativamente as pessoas e os factos). Todo aquele feiticeiro que pratica magia negra é designado bruxo.

 

Cartazes elaborados para o espectáculo de magia/ilusionismo

Relatório

 

Circo MACE

Magia/Ilusionismo

 

Inicialmente decidimos convidar um especialista em ilusionismo, para vir à nossa escola dar um espectáculo, sendo este o professor de moral. Decidimos também fazer um power point com vários tópicos sobre magia/ilusionismo, sendo eles a definição de magia (Marta), origem/historia da magia (Marta), tipos de magia (Mafalda), mágicos e ilusionistas famosos da actualidade (Chandni), o que é o ilusionismo (Edmara), a historia do ilusionismo (Marta) e tipos de ilusão (Edmara), com o objectivo de os apresentar à turma, para estes ficarem a saber mais sobre o nosso subtema. Para a concretização do power point, dividimos os vários tópicos pelos elementos do grupo. No dia antes da apresentação fomos falar com o professor convidado, sobre o tema que este iria abordar. Também tivemos que pedir autorização para a realização do espectáculo ao director da escola, ficando combinado a sua ocorrência no pavilhão das artes e assim convidamos algumas turmas que se encontravam no mesmo. Para a divulgação e informação do espectáculo fizemos alguns panfletos, assim como duas cartolinas (A3). No dia da apresentação, 2 de Fevereiro, primeiramente apresentámos o power point à nossa turma, começando às 10:00 horas, demorando aproximadamente 30 minutos, e seguidamente assistimos à apresentação do espectáculo de ilusionismo do professor convidado Nuno André, que terminou às 11:30 min. Além disto para a sua apresentação, foi necessária uma mesa, um copo e uma garrafa de água. Durante a apresentação filmámos e tirámos algumas fotografias, com o objectivo de mais tarde publicar no nosso site. No final da apresentação recebemos vários elogios de alunos e professores das outras turmas. Ficámos satisfeitas com os resultados do nosso projecto, correu como esperado, e deu-nos muito prazer fazê-lo.